Pendrive criptografado: Como colocar senha no Pendrive com o BitLocker




Pendrive criptografado: Como colocar senha no Pendrive com o BitLocker
5 (100%) 2 votos

Proteger arquivos importantes na internet é sem dúvida um problema para muita gente que resolveu aproveitar as facilidades dos HDs virtuais que existem por aí.

A solução encontrada é basicamente criptografar todos os arquivos no computador e envia-los protegidos para os HDs virtuais impossibilitando ou no mínimo dificultando e muito para os bisbilhoteiros.

A questão é que isso também pode (e deve) ser feito para quem não usa HDs virtuais e prefere usando um HD externo ou pendrive para salvar seus arquivos importantes, principalmente se você é daqueles que carrega o HD externo ou pendrive para cima e para baixo.

Por isso vou mostrar como é simples criptografar o pendrive (e consequentemente colocando senha) usando uma ferramenta padrão do Windows a partir do Windows Vistas, estamos falando do BitLocker.

Com essa ferramenta poderemos colocar uma senha e proteger todos arquivos, fazendo com que seja preciso digitar a senha para poder acessar o conteúdo desse pendrive.

Colocar senha Pendrive

1º Passo: Em versões anteriores ao Windows 10 clique no botão iniciar e depois em “Painel de controle“. Já no Windows 10 clique com o botão direito sobre o botão iniciar e depois em “Painel de controle“:

panel-de-controle

2º Passo: Agora clique na opção “Sistema e segurança“:

sistema-e-seguranca

E depois na opção “Criptografia de Unidade de Disco BitLocker“:

criptografia-bitlocker

3º Passo: Agora já nas opções do BitLocker no final procure por “Unidades de Dados Removíveis” e clique em “Ligar BitLocker“:

ligar-bitlocker

4º Passo: Marque a opção “Usar uma senha para desbloquear a unidade” depois escolha qual será a senha e clique em “Avançar“:

senha-bitlocker

5º Passo: Agora será preciso salvar a senha de recuperação do BitLock. Essa senha é importante caso você esqueça a sua senha e terá que usar essa senha para recuperar seus arquivos. Lembrando: Sem essa senha de recuperação fica praticamente impossível recuperar caso esqueça sua senha!

senha-recuperacao-bitlocker

6º Passo: Como é muito bem explicado na tela acima, escolha a primeira opção caso seu pendrive seja novo e a segunda opção se for um pendrive usado com muitos arquivos. A segunda opção pode levar mais tempo mas é o mais seguro:

critpgrafar-bitlocker

7º Passo: Nessa opção não é preciso mexer em nada basta clicar em “Avançar“:

bitlocker-modo

8º Passo: E finalmente clique em “Iniciar criptografia” para iniciar o processo:

criptografia-bitlocker

9º Passo: Agora retire e espete novamente o pendrive no computador e você verá que ele estará protegido:

criptografia pen drive

E você terá que digitar a senha escolhida para acessar o conteúdo do pendrive:

bitlocker

Remover a senha do Pendrive

Para desfazer o processo e remover a senha simplesmente volte ao Bitlocker e clique em “Desligar Bitlocker“:

pen drive criptografado

E na janelinha que se abrir clique no botão “Desligar Bitlocker” e o processo será desfeito:

senha pendrive

Tutorial em Vídeo

Relacionados



Comentários


Confira também: