Como resolver “O gateway padrão não está disponível”


Atendendo aos pedidos vou mostrar uma solução (pelo menos para algumas pessoas) para o erro que acontece com sua internet quando aparecendo a mensagem “O gateway padrão não está disponível” deixando você simplesmente sem acesso à internet.

O “Gateway” padrão da questão é simplesmente o seu modem portanto se você fez algumas modificações você pode resetar o modem colocando um palito na parte de trás do modem naquele buraquinho.

Existem outras soluções que podem ser temporárias ou definitivas e, você terá que testar cada uma delas e esperar para ver se o erro volta ou não. Mostrarei inicialmente como fazer o próprio Windows reparar o problema do gateway padrão e caso o problema volte partir para uma solução que você precisará por a mão na massa.

Solução #1

1º Passo: Simplesmente clique na setinha ao lado do relógio do Windows:

Gateway padrão

2º Passo: Clique com o botão direito sobre o ícone “Rede” e depois em “Solucionar problemas“:

8787444447777




Provavelmente o Windows vai corrigir o problema e você terá internet novamente. Porém se o erro voltar após um tempo tente a solução abaixo.

Solução #2

1º Passo: Clique no botão iniciar do Windows e digite CMD e no programa CMD que aparecer clique com o botão direito do mouse sobre ele e depois em “Executar como administrador“:

787444

2º Passo: Agora nessa tela preta que se abriu digite os comandos abaixo, um por vez, e aperte enter como na imagem abaixo:

roteador wifi

IPCONFIG /RELEASE
IPCONFIG /FLUSHDNS
IPCONFIG /REGISTERDNS
NBTSTAT -RR
NETSH INT IP RESET C:\RESET.LOG
NETSH INT IP RESET ALL
NETSH WINSOCK RESET
NETSH FIREWALL RESET
NETSH WINHTTP RESET PROXY

Agora reiniciar o seu computador e espere o resultado.


Um comentário

    • Estava com esse mesmo problema, toda hora tinha que ir em "solucionar problemas" porque a internet caia de 2 em 2 minutos e dava a seguinte mensagem "gateway padrão não disponivel" ou "dns não disponivel". Engraçado que isso só ocorria no meu notebook na rede, então eliminei a questão do problema ser o roteador. Então fui a pesquisa na internet e descobri algumas noticias sobre um virus de DNS que chutava as senhas do roteador para modificar o DNS e redirecionar o usuário a paginas maliciosas, no meu caso o roteador estava sem aquele usuário senha padrão "admin". Foi ai que eu saquei que o meu note tinha esse virus escondido (passei o avira e não foi detectado nada). RESULTADO: coloquei um usuario e senha novo do roteador, e de lá pra cá a internet da de boas aqui.