Como consultar Declarações de Imposto de Renda

Precisando aprender como consultar declarações de Imposto de Renda? Hoje eu vim aqui falar sobre esse assunto que causa arrepios em muita gente: Imposto de Renda!

Eu sei que essa não é a coisa mais divertida do mundo, mas é uma obrigação de todo cidadão, não é mesmo? E para facilitar a nossa vida na hora de consultar as declarações, vou mostrar passo a passo como fazer isso pelo portal E-CAC.

Mas antes, preciso contar uma coisa: vocês vão precisar criar uma conta no GOV.br. Não é nada complicado, eu prometo! Vamos lá?

  • LEIA TAMBÉM: Como baixar fatura Nubank pelo site

Por que consultar o Imposto de Renda?

Bora falar de um assunto super animado: Imposto de Renda! Ok, talvez não seja tão animado assim, mas é uma obrigação chata que a gente tem que cumprir. E por que consultar o Imposto de Renda é importante?

Bom, em primeiro lugar, é pra garantir que você não cometeu nenhum erro ou esqueceu de declarar alguma coisa importante.

Imagina só se a Receita Federal descobre que você sonegou impostos? Vixi, é melhor não arriscar! Além disso, é sempre bom saber se tem alguma restituição pra receber. Afinal, quem não gosta de dinheiro caindo na conta, né?

Então é isso, galera! Não dá pra escapar do Imposto de Renda, mas pelo menos podemos facilitar as coisas consultando as declarações pelo portal E-CAC. Ah, mas antes disso, não se esqueçam de criar uma conta no GOV.br. Não é nada complicado, eu juro!

Crie sua conta GOV.br

Agora, vamos ao que interessa: como criar a tal conta no GOV.br para que possamos consultar declarações do Imposto de renda.

Essa é uma plataforma digital que reúne diversos serviços do governo federal em um só lugar, tornando a vida dos cidadãos mais fácil.

Passo 1: Acesse o GOV.br

Para criar sua conta, basta acessar o site GOV.br e clicar em “Crie sua conta gov.br”.

Passo 2: Informe seus dados

Você será redirecionado para uma página onde deve preencher seus dados pessoais, como nome completo, CPF e data de nascimento.

Passo 3: Escolha uma senha forte

Em seguida, você precisará criar uma senha forte, que contenha letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Passo 4: Conta GOV.br criada!

Depois de seguir todos os passos, sua conta será criada e você poderá acessar diversos serviços, incluindo a consulta das suas declarações de Imposto de Renda.

Como consultar declarações de Imposto de Renda

Agora que você já tem sua conta no GOV.br, é hora de aprender a consultar suas declarações de Imposto de Renda pelo portal ECAC. Vamos lá:

Passo 1: Acesse o site do E-CAC

O E-CAC é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal. Para acessá-lo, basta acessar o Portal E-CAC (clique aqui para acessar). Em seguida, clique em “Acesse o Portal E-CAC”.

Passo 2: Faça o login

Na página seguinte, você será solicitado a fazer o login. Para isso, insira seu CPF ou CNPJ, sua senha do GOV.br e clique em “Avançar”. Caso você tenha se esquecido da senha, é possível recuperá-la clicando no link “Esqueci minha senha”.

Passo 3: Acesse a opção “Meu Imposto de Renda”

Como consultar Declarações de Imposto de Renda

Após fazer o login, você será redirecionado para a página inicial do E-CAC. Lá, você encontrará várias opções de serviços disponíveis. Para consultar suas declarações de Imposto de Renda, clique na opção “Meu Imposto de Renda”.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso tutorial de como consultar as declarações de Imposto de Renda pelo portal E-CAC. Espero que tenham gostado e que tenha ficado claro que criar uma conta no GOV.br é a chave para desbloquear todas as facilidades desse portal.

Lembrem-se, pagar impostos pode não ser legal, mas é nossa obrigação. E se a gente pode fazer isso de forma mais simples e prática, por que não aproveitar?

Então, se precisarem consultar suas declarações de Imposto de Renda, agora já sabem como fazer. E, quem sabe, até descobrir alguma restituição esperando por vocês! Até a próxima, galera!